segunda-feira, 5 de julho de 2010

EIXOS E CAPACIDADES DO CEALE PARA IMPRIMIR

EIXOS DA PROPOSTA PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

1) Compreensão e valorização da cultura escrita;
2) Apropriação do sistema de escrita;
3) Leitura;
4) Produção de textos escritos;
5) Desenvolvimento da Oralidade



EIXO 1
CONHECIMENTOS E CAPACIDADES


a) Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
b) Conhecer os usos e funções sociais da escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções
c) Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
d) Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar:
(i) Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar
(ii)Desenvolver capacidades específicas para escrever.
e) Desenvolver capacidades necessárias para o uso em diferentes contextos sociais
f) identificar letras, discriminando visualmente e graficamente as de traçado semelhante
g) Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar o seu uso
h) Dominar a grafia de palavras quer sofrem, na escrita, a interferência das características da fala do aprendiz
i) Dominar grafias regidas por regras contextuais
j) Dominar grafias regidas por regras morfológicas
k) Dominar grafias de natureza arbitrária ( em palavras usuais e/ou importantes


EIXO 2
CONHECIMENTOS E CAPACIDADES

a) Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
b) Dominar convenções gráficas:
(i) Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa
(ii) Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
c) Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
d) Conhecer o alfabeto:
(i) compreender a categorização gráfica e funcional das letras
(ii)Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra(de fôrma e cursiva)
e) Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita;
f) Dominar as relações entre grafemas e fonemas:
(i) Dominar regularidades ortográficas
(ii) Dominar irregularidades ortográficas




EIXO 3
CONHECIMENTOS E CAPACIDADES


a) Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
b)Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:
(i) Saber decodificar palavras e textos escritos
(ii) Saber ler reconhecendo globalmente as palavras
c) Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
(i) Identificar as finalidades e funções da leitura em funçao do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto
(ii) Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização
(iii) Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
(iv)Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas( fazer inferências), ampliando a compreensão
(v) Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências
(vi) Avaliar afetivamente o texto, fazer extrapolações
(vii) Ler oralmente com fluência e expressividade.
d) Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuitto comunicativo e suas características linguístico-discursivas
e) Antecipar conteúdos de textos a serem lidos, a partir do suporte, do gênero, da contextualização e de conhecimentos prévios sobre o tema
f) Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses ( ler para se divertir, para obter informações, para seguir instruções, etc.) e às características do gênero
g) Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos, orais ou escritos
h) Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central e articulando informações explícitas e implícitas pela produção de inferências
i) Inferir, pelo contexto de uso, o sentido de palavras ou expressões desconhecidas
j) Identificar variedades linguisticas que concorrem para a construção do sentido do texto
k) Reconhecer a presença de diferentes enunciadores nos textos lidos, identyificando as marcas lingisticas que sinalizam suas vozes
l) Distinguir fato de opinião
m) Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
n) Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: tempo, espaço, causa, finalidade, condição, conclusão, comparação, entre outras
o) Reconhecer os elementos que compõem a cadeia de referentes do texto
p) Perceber a pontuação como um dos elementos orientadores na produção de sentidos
q) Na interpretação de textos, levar em conta pistas gráficas ( caixa alta, grifo etc.), imagens (fotos, ilustrações, gráficos etc.) e elementos contextualizadores ( data, local, suporte etc.)
r) Posicionar-se criticamente diante de um texto, apresentando apreciações e valorações estéticas, éticas, políticas e ideológicas
s) Ler oralmente com fluência e expressividade





EIXO 4
CONHECIMENTOS E CAPACIDADES

a) Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros
b) Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação:
(i) Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas
(ii) Escrever segundo o príncípio alfabético e as regras ortográficas
(iii) Planejar a escrita do texto considerando op tema central e seus desdobramentos
(iv) Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade
(v) Usar a variedade linguistica apropriada à situação de produção e de circulação, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática
(vi) Usar recursos expressivos(estilisticos e literários) adequados ao gênero e aos objetivos do texto
(vii) Revisar e reelaborar a própria escrita, segundo critérios adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação previstos



EIXO 5
CONHECIMENTOS E CAPACIDADES

a) Participar das interações cotidianas em sala de aula:
*Escutando com atenção e compreensão
*Respondendo às questões propostas pelo professor
*Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor
b) Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar
c) Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada
d) Planejar a fala em situações formais
e) Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão

Um comentário:

  1. sou professora e gostei muito de sua postagem sobre eixos e capacidades .é muito importante para nos professores nos inteirarmos destes detalhes tao cobrados pela secretaria . continue seu blog tem tudo para ficar show de bola .
    abraço
    professora terezinha.
    betim mg

    ResponderExcluir